NAVEGANDO ENTRE CÉLULAS E SUAS ORGANELAS
CRISTIANE DE OLIVEIRA MÖLLER¹
SOLANGE STREIT²
SÔNIA FERREIRA³
LUCIMAR MADEL4
Resumo
O presente projeto trata de uma pesquisa bibliográfica realizada dentro das disciplinas de Biologia, Informática, Matemática e História. O trabalho objetivou criar uma pesquisa sobre células e suas organelas, junto aos alunos, utilizando o recurso de hipertexto, envolvendo a história e a matemática relacionadas ao assunto. O trabalho foi realizado com alunos do 1º ano do Ensino Médio Noturno da E.E.B. Profª. Elisa Cláudio de Aguiar, situada no bairro Schroeder I, município de Schroeder/SC. Portanto, com a criação dos hipertextos, queremos relacionar a teoria á prática, promovendo a construção de modelos celulares e observando cortes histológicos ao microscópio óptico.
O presente projeto trata de uma pesquisa bibliográfica realizada dentro das disciplinas de Biologia, Informática, Matemática e História. O trabalho objetivou criar uma pesquisa sobre células e suas organelas, junto aos alunos, utilizando o recurso de hipertexto, envolvendo a história e a matemática relacionadas ao assunto. O trabalho foi realizado com alunos do 1º ano do Ensino Médio Noturno da E.E.B. Profª. Elisa Cláudio de Aguiar, situada no bairro Schroeder I, município de Schroeder/SC. Portanto, com a criação dos hipertextos, queremos relacionar a teoria á prática, promovendo a construção de modelos celulares e observando cortes histológicos ao microscópio óptico.
OBJETIVOS
Geral: criar junto aos alunos um trabalho de pesquisa utilizando o recurso de hipertexto.
Específicos: identificar os tipos de células e suas respectivas organelas, descrevendo suas estruturas e fisiologias; pesquisar a história da citologia envolvendo números relacionados ao estudo das células; montar, após a criação do trabalho, os modelos celulares; e observar ao microscópio óptico cortes histológicos para identificação das estruturas visíveis neste tipo de aparelho.
Geral: criar junto aos alunos um trabalho de pesquisa utilizando o recurso de hipertexto.
Específicos: identificar os tipos de células e suas respectivas organelas, descrevendo suas estruturas e fisiologias; pesquisar a história da citologia envolvendo números relacionados ao estudo das células; montar, após a criação do trabalho, os modelos celulares; e observar ao microscópio óptico cortes histológicos para identificação das estruturas visíveis neste tipo de aparelho.
METODOLOGIA
Materiais: computador para pesquisa e criação do hipertexto; papel Kraft para esquematizar o hipertexto; materiais alternativos como caixa de sapato, restos de fios coloridos, entre outros, para montagem dos modelos celulares; microscópio óptico e lâminas com corte histológicos para visualização das células.
Materiais: computador para pesquisa e criação do hipertexto; papel Kraft para esquematizar o hipertexto; materiais alternativos como caixa de sapato, restos de fios coloridos, entre outros, para montagem dos modelos celulares; microscópio óptico e lâminas com corte histológicos para visualização das células.
Métodos: A turma foi dividida em duplas, e estas receberam temas referentes a citologia, para pesquisa bibliográfica com auxílio da internet e livros didáticos. Os textos originados foram ligados ao texto principal, formulado pela professora de biologia, com auxílio do recurso hipertexto. Para visualizar a esquematização do hipertexto foi organizado um cartaz.
A partir das pesquisas foram montados modelos celulares.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os recursos didáticos, como a informática, são excelentes para tornar as aulas mais interessantes e facilitar a aprendizagem do educando. O trabalho em equipe, envolvendo mais de uma disciplina, permitiu que o mesmo fosse realizado em um tempo reduzido, mas com excelente resultado. Os alunos envolvidos neste projeto nos surpreenderam com o seu envolvimento e com as pesquisas apresentadas.
E para finalizar o projeto os alunos observaram ao microscópio óptico cortes histológicos.
Os recursos didáticos, como a informática, são excelentes para tornar as aulas mais interessantes e facilitar a aprendizagem do educando. O trabalho em equipe, envolvendo mais de uma disciplina, permitiu que o mesmo fosse realizado em um tempo reduzido, mas com excelente resultado. Os alunos envolvidos neste projeto nos surpreenderam com o seu envolvimento e com as pesquisas apresentadas.
E para finalizar o projeto os alunos observaram ao microscópio óptico cortes histológicos.
REFERÊNCIAS
AMABIS, José Mariano. MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia: biologia das células. Vol.I. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2004.
LAURENCE, J. Biologia: ensino médio. Vol. Único. 1ª ed. São Paulo: Nova Geração, 2005.
WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Página_principal. Acesso em 10 de setembro de 2009.
AMABIS, José Mariano. MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia: biologia das células. Vol.I. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2004.
LAURENCE, J. Biologia: ensino médio. Vol. Único. 1ª ed. São Paulo: Nova Geração, 2005.
WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Página_principal. Acesso em 10 de setembro de 2009.
1. Professora de Biologia, formada em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena e Bacharel), especialista em Alfabetização e Literatura Infantil e Psicopedagogia Clínica e Institucional; 2. Professora da sala de informática, acadêmica do curso de pedagogia; 3. Professora de Matemática, formada em Matemática (Licenciatura Plena), e especialista em Matemática ; 3. Professor de História, formado em História (Licenciatura Plena) e especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
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