sexta-feira, 1 de novembro de 2013

SARAU DE POESIAS


SARAU DE POESIAS... 

          A formação de um leitor competente está relacionada a presença de textos no cotidiano escolar. Ouvir e ler poesias proporciona ao educando a interação com a linguagem poética. 


DISCIPLINA: língua portuguesa




PROFESSORA: Rosa Nilva Soares de Mello



TURMA: 6º Ano 03 do Período Vespertino

OBJETIVO GERAL:
Despertar e incentivar no educando a prática da leitura.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Estimular o protagonismo juvenil;
- Promover o interesse à leitura poética;
- Desenvolver a produção textual;
- Estimular a oralidade;
- Promover o interesse por diversos estilos poéticos.



APRESENTAÇÕES
01 - Alexandre - Pânico de Sérgio Caparelli
02 - Allan - Menino que mora num Planeta de Rosana Murray
03 - Alisson - Menino que mora num Planeta de Rosana Murray
04 - Carlos - A um passarinho de Vinícius de Moraes
05 - Caroline - A sorte da menina de Elias José
06 - Cícero - Poeminha do contra de Mário Quintana


APRESENTAÇÕES

07 - Cleiton - Gato de alexandre de O´Neill
08 - David - Via Láctea de Olavo Bilac
09 - Natasha - A um passarinho de Vinícius de Moraes
10 - Mariele e Ellen - A raça humana de Gilberto gill
11 - Evelyn - A um passarinho de Vinícius de Moraes

12 - Gabriel Marque e Luiz - Os três mal amados de João cabral de Mello Neto
13 - Karolayne - Sono pesado de Cláudio Thebas
14 - Rayana - Os três mal amados de João Cabral de Mello Neto

APRESENTAÇÕES
15 - Luan - A um passarinho de Vinícius de Marales
16 - Katarine Inutilidades de José Paulo Paes
17 - Lucas - Pânico de Sérgio Caparelli
18 - Marcos - Gato
19 - Maria Gabriela - Mau despertar
20 - Patrícia - Retrato de Cecília Meirelas
21 - Roger - De - Paulo Lemiski
22 - Tierry - Locomotiva
23 - David - Tecidos de ana Paula Ribeiro Tavares
          
             Sabemos que poetizar para o educando do Ensino fundamental não é tarefa simples. Trabalhar com a poesia em salas de aula também não é nada fácil. É necessário ter muita sensibilidade e prazer pela poesia, faz-se necessário atingir o mundo da imaginação do poeta e permitir que a criança compreenda o mundo da imaginação, aí reside o grande desafio do educador. Ensinar e despertar o gosto pela leitura através da poesia é uma das formas de valorização do sentimento infantil que procura se identificar com os conceitos que lhes chegam prontos. É necessário deixar a poesia falar na criança e a criança falar com a poesia, enquanto se aprende a escrever a palavra ditada pela alma do poeta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário